Gaúcho Régis Boessio foi o mais rápido nos primeiros treinos livres em Curvelo MG
A segunda visita da Copa Truck ao Estado de Minas Gerais na temporada 2024 representa também um reencontro: o Circuito dos Cristais, em Curvelo, a cerca de 180 quilômetros da capital Belo Horizonte, é o palco da oitava e penúltima etapa da temporada. A pista, considerada dinâmica, fluída e extremamente técnica, não recebia uma prova da Copa Truck desde 2019.
Foram duas as visitas da categoria ao circuito. Em ambas, a pole position foi de Wellington Cirino. Em 2018, Felipe Giaffone dominou e venceu as duas corridas; já em 2019, vitórias de Paulo Salustiano na primeira corrida e André Marques na segunda. A pole de Cirino em 2019 foi feita em 1min47s014.
O circuito gira no sentido anti-horário. Tem 3.330 metros e 16 curvas. De acordo com dados fornecidos por equipes, a freada mais forte do circuito acontece na aproximação para a Curva 1 após a reta principal, que tem cerca de 800 metros de extensão.
Segundo os dados coletados, o piloto aciona o pedal do freio em média 180 metros antes do ponto de tangência da primeira curva, à direita; este espaço é percorrido em 6,5 segundos durante a frenagem, reduzindo a velocidade de 170 km/h para apenas 85 km/h.
A Fras-le passou a ser a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Copa Truck em 2021, garantindo maior desempenho, segurança, eficiência e durabilidade quando se fala em frenagem de caminhões de corrida, que pesam quase cinco toneladas e ultrapassam os 200 km/h. Portanto, será a primeira vez que a marca estará no Circuito dos Cristais com as pastilhas de freio destinadas aos caminhões de corrida mais velozes do mundo.
“O Circuito dos Cristais é uma pista muito técnica, onde o piloto trabalha muito o tempo todo, porque é como se tivesse uma curva a cada 208 metros. São cargas e exigências diferentes para o conjunto de freios, mas será muito interessante observar durante o final de semana e coletar dados atualizados sobre o desempenho das pastilhas e o quanto elas terão contribuído com a provável melhora de performance”, destaca Francisco Jardim, engenheiro de aplicação da Fras-le.
A programação da etapa começou na sexta-feira (15) com dois treinos livres; no sábado (16), os caminhões entram na pista para o terceiro treino livre a partir das 9h35 e as tomadas de tempo classificatórias das classes Elite e Pro começam, respectivamente, às 13h20 e 14 horas. E no domingo (17), as duas corridas que compõem a oitava e penúltima etapa da temporada terão início às 12h10 e 12h45 com transmissão ao vivo por Band, canais SporTV e também no YouTube pelo canal oficial da Copa Truck e pelo High SpeedTV.